Biblioteca do Comum

Home > Participar

Participar

A Biblioteca do comum não é público nem privada, mas comum. Como uma horta urbana formada em um terreno doado, ou um espaço transformado em praça pela ação de vizinhos, quem cuida dela somos nós: tod@s aqueles interessad@s em construir um conhecimento aberto e de fácil acesso a tod@s.

Para torná-la um espaço auto-gerido, criamos alguns procedimentos. Mais do que regras, são sugestões para um bom convívio: do mesmo modo que em uma horta urbana coletiva há algumas instruções de funcionamento (se bagunçou, arrume; não jogue lixo no chão; guarde as ferramentas depois de usar), estabelecemos estes iniciais de modo a zelar pelo espaço comum que estamos criando.

Assim, se você quiser tomar parte dessa construção, nos escreva para bibliotecadocomum@protonmail.com. Nos conte brevemente (umas linhas) quem você é e porquê quer participar. Na sequência, te damos um login, senha e instruções de funcionamento da plataforma Omeka e você pode inserir o conteúdo que quiser, bem como fazer parte das discussões sobre a biblioteca. Este é o procedimento que, por hora, encontramos para colaboração; queremos aprimorar isso ao longo do tempo, então sugestões são bem-vindas.

Para quem já trabalhou com sistemas de gerenciamento de conteúdo como o Wordpress ou o Blogger, o Omeka é semelhante: há um painel de controle para gerenciar os recursos, criar páginas, usuários, plugins, aparências, etc. Customizamos um padrão visual inicial (um template chamado avantagarde) e instalamos alguns plugins necessários para o funcionamento, então para mexer nesses recursos, convém escrever para todos os usuários por email para detalhar o que você quer mudar.

É mais provável que você vá querer inserir um item na biblioteca; para isso, há uma aba no painel de controle que se chama "itens"; você clica ali e, depois, em adicionar um item. Vai aparecer um formulário para preencher os dados do recurso que você quer inserir: título, assunto, descrição (breve), autor, direitos (licenças), fonte (pdf ou outro formato). Logo ao lado do formulário, na parte de cima da tela, há uma outra aba que se chama "metadados"; ali você diz que tipo de recurso é o que você está inserindo. Ao lado direito, há uma outra aba, chamada arquivos, onde você vai subir ("upload") o recurso de seu computador para ser posto na biblioteca. Por fim, na aba mais à direita você coloca a(s) tag(s) (palavra-chaves) no recurso, de modo a identificar sobre o que ele trata. As tags são importantes, pois ela organizam a visualização do material por temas e facilitam a busca. Por enquanto, definimos seis para os temas dos recursos, que podem se expandir para assuntos correlatos: Agricultura urbana; Bens Comuns; Ciência Cidadã; Cultura Livre; Economia Colaborativa; Educação Expandida; Participação Digital. Também são tags o país de origem das publicações.

Se você tiver qualquer dúvida, escreva para bibliotecadocomum@protonmail.com